A importância da fisioterapia respiratória no processo pós-Covid-19

Coordenador do curso de Fisioterapia da Anhanguera afirma que tratamento é necessário para a recuperação das articulações e mobilidade

(Anápolis, GO, abril de 2021) – Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou alguns dados, os quais fazem referência, que mesmo após o período da Covid-19 no organismo do indivíduo, cerca de 40% das pessoas sofrem com os resquícios da doença, convivendo com problemas respiratórios, que atingem o pulmão e podem causar pequenos danos como a fragilidade muscular, impedindo a realização de algumas atividades diárias ou até mesmo problemas mais sérios de saúde.

O coordenador e professor do curso de Fisioterapia da Anhanguera, Rubens Rafael da Silva explica que a transmissão do Sars Cov 2 pode atingir outros órgãos do corpo. “Apesar da sua predileção pelo pulmão, a Covid-19 pode atingir outras vitalidades para o funcionamento do corpo humano. Se o problema nos pulmões não tiver um acompanhamento, os pacientes podem sofrer com problemas relacionados à fadiga muscular, no coração e no bombeamento de oxigênio para o cérebro”, comenta.  

O professor alerta que o primeiro mês pós-covid 19 é determinante para identificar se o indivíduo terá sequelas da doença. Caso seja identificada alguma anormalidade em seu organismo, principalmente para aqueles que permaneceram em Unidades de Terapia Intensiva, é importante procurar realizar sessões de fisioterapia respiratória para que o problema não torne algo mais grave. 

“Na fisioterapia respiratória ambulatorial, são realizados exercícios de higiene brônquica, que trata diretamente as complicações pulmonares por meio de manobras e técnicas específicas de expansão pulmonar e reduz os agravos cinéticos funcionais do indivíduo, principalmente aqueles que estiveram nas Unidades de Terapia Intensiva por conta do vírus”, ressalta o professor.

Rubens alerta que quanto mais rápido o paciente iniciar o acompanhamento com o fisioterapeuta respiratório, mais cedo ele recupera boa parte da sua independência de suas articulações e mobilidade. 

“Por conta dos riscos de infecção, muitas pessoas não podem contar com o apoio físico da família. Portanto, a fisioterapia respiratória é uma aliada importante na recuperação para realizar atividades como por exemplo ir ao banheiro, se vestir, alimentar e realizar as tarefas de casa”, finaliza o coordenador. 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.

Contatos para a imprensa:  

Ideal H+K Strategies

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin

Celular: (67) 98469-2821

Michelle Araújomichelle.araujo@idealhks.com 

Alex de Caraalex.cara@idealhks.com 

Read Previous

Goianão 2020 tem final inédita

Read Next

Saiba identificar os efeitos negativos da pandemia nos animais de estimação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular