MAIS FM
MAIS TV

Prefeitura reúne 600 estudantes em circuito de corrida de rua | Notícias | Educação


Nova edição do Projeto Zatopek tem participação de 14 escolas da rede municipal de educação

Cerca de 600 estudantes participaram, no último sábado, 9, da abertura da edição 2022 do Circuito Escolar de Corrida de Rua, conhecido como Projeto Zatopek, uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e realizado pelo Programa Escola Viva.

O projeto tem como objetivo promover o atletismo como modalidade esportiva, buscando estimular o esporte de base nas escolas municipais, proporcionando integração dos estudantes e promovendo saúde. Além disso, é uma ação de inclusão social através do esporte e possibilita ainda a descoberta de talentos na cidade.

Para a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, o esporte é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes. “Aliado à educação, é uma poderosa ferramenta de proteção social e de resgate de crianças e jovens. O esporte é um instrumento pedagógico de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social”, comenta.

O lançamento do Zatopek, e primeira etapa do circuito, foi realizado na Escola Municipal Jahir Ribeiro Guimarães, no Jardim Guanabara, com a participação de estudantes, familiares e comunidade. Ainda serão realizadas outras sete etapas ao longo do ano, em diversas regiões da cidade, com percursos entre 600 metros e três quilômetros, divididos em quatro categorias. Uma vez por mês, as escolas se encontram para disputar as provas, acumulando pontos conforme ranking da competição, e no final de todas as etapas acontece a cerimônia onde são premiados os melhores alunos e as melhores escolas.

“Em 2022, completamos 13 anos de projeto, uma iniciativa genuinamente anapolina, e por meio dela, atletas de destaque foram projetados no cenário nacional, como é o caso de Gabriel Douglas, bicampeão brasileiro de atletismo escolar na prova de mil metros rasos”, comenta o professor Markus Bonfim, idealizador do projeto.

O estudante Leuan Guilherme Souza, da Escola Municipal Rosevir Ribeiro de Paula, conquistou a medalha de ouro na categoria de três quilômetros. “Fiquei muito feliz de competir hoje e mais feliz ainda de conquistar o primeiro lugar na minha categoria. Ainda tem outras corridas e quero dar o meu melhor.”

Participam do circuito de 2022 as escolas municipais: Jahir Ribeiro Guimarães, Professora Nadyr de Souza Andrade, Raimunda de Oliveira Passos, Wady Cecílio, Alfredo Jacomossi, Manoel Gonçalves da Cruz, Afonsina Mendes do Carmo, Rosevir Ribeiro de Paiva, Deputado José de Assis, Rodolf Mikel Ghannan, Cora Coralina, Dona Alexandrina, Realino José de Oliveira e Raymundo Paulo Hargreaves.



Prefeitura de Anapolis

Covid-19: cenário epidemiológico no Rio apresenta estabilidade
[ad_1] O boletim semanal do Panorama Covid-19, divulgado hoje (1º), apresenta um cenário de estabilidade dos indicadores
1 2 414 415